
Tel.: (54) 3055.4171
WhatsApp: (54) 9.8119.9511
Rua Dr José Mário Mônaco, 333.
Sala 701. Ed São Lucas - Centro
Bento Gonçalves - RS

CIRURGIA E TRAUMA
BUCOMAXILOFACIAL
A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são por exemplo removidos dentes erupcionados ou inclusos (SISOS), pequenos tumores benignos ou pequenos cistos, lesões periapicais ou paradentais, implantes dentários, cirurgias pra adaptações protéticas entre outras. As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam maiores cuidados. São as cirurgias de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgias ortognáticas entre outras.

TRAUMA BUCOMAXILO


O trauma de face é uma entidade incapacitante que envolve um alto padrão de trauma físico e psicológico em nossos pacientes. Lacerações de face e boca, fraturas dos ossos da face (maxila, mandíbula, malares, nariz, órbita) requerem um tratamento especializado por profissionais treinados para restabelecimento funcional e estético da face traumatizada. Os acidentes automotivos, quedas, acidentes esportivos e violência são os principais agentes causais destes traumas.
Na grande maioria das fraturas faciais a fixação das fraturas se faz por placas e parafusos de titânio, imperceptíveis ao toque que permitem o retorno precoce do paciente a suas atividades profissionais e sociais. Esta técnica permite que o paciente não necessite de períodos de imobilização dos maxilares na maioria das vezes.
ORTOGNÁTICA

Cirurgia realizada pelo cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, em ambiente hospitalar e visa a correção das deformidades dento-faciais, que não são passíveis de correção somente com os aparelhos ortodônticos; como é o caso das deformidades dento-faciais esqueléticas. Esta cirurgia deve ser realizada somente após o adequado uso de um aparelho ortodôntico, utilizado para alinhar e nivelar os dentes, buscando a melhor posição destes, e então permitir uma cirurgia precisa e adequada, que pode ser feita na mandíbula, na maxila, no queixo ou em ambos.
Os benefícios deste procedimento são altamente satisfatórios, promovendo no paciente uma melhora importante na fala, deglutição, mastigação, respiração e fundamentalmente na estética facial e sorriso, bem como, em muitos casos também no relacionamento social. As pessoas que podem se beneficiar de uma cirurgia ortognática são aquelas que possuem alguma alteração de seu sistema mastigatório como mordidas abertas, mal posicionamento da maxila ou mandíbula, sorrisos com excessiva exposição de gengiva, assimetrias esqueléticas…
CIRURGIA AMBULATORIAL

São cirurgias realizadas no consultório, que exigem anestesia local, como: exodontias(extrações simples de dentes infectados, fraturados ou para fins ortodônticos, seriadas ou dentes inclusos - sisos); frenectomia labial e lingual (remoção cirúrgica do freio labial superior e/ou freio lingual e/ou labial inferior); cirurgias para tracionamento de dentes inclusos com finalidade ortodôntica, cirurgias bucais de pequeno porte e pequenas correções ósseas. A extração do siso está indicada quando há ausência de espaço para a erupção deste, quando está posicionado horizontalmente, e nos quadros de dor, quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso.
ESTOMATOLOGIA

Especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de lesões bucais, proporcionando a resolução cirurgica de doenças do complexo maxilomandibular.
Dentre as doenças maxilofaciais existentes podemos citar: os tumores benignos e malignos, os cistos , as enfermidades provocadas por microorganismos (bactérias, fungos e vírus), e manifestações orais associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis, etc.
Dentre os tratamentos, incluem-se: Biópsias Incisionais, Biópsias Excisionais, Enucleações císticas, Laserterapia, Remoção de Cálculos Salivares..