top of page

IMPLANTODONTIA

É a especialidade dedicada a restabelecer as funções de mastigação e estética perdidas devido à ausência de um ou mais dentes por meio da implantação cirúrgica de pinos de titânio, ou seja, implantes, sobre os quais, posteriormente, serão instaladas peças protéticas em substituição aos elementos dentários perdidos.

Qualquer pessoa com um estado de saúde razoável pode realizar um implante. É preciso ter uma quantidade mínima de osso disponível no local a fim de sustentar o implante, e quando isso não acontece, podemos lançar mão dos enxertos ósseos, objetivando criar as condições necessárias para o procedimento, levando em consideração estética e função planejadas.

Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo desse tipo de tratamento.

CIRURGIA GUIADA

Sendo mais um de nossos diferenciais, nessa modalidade, os implantes são cuidadosamente planejados em um procedimento virtual, diretamente no computador, possibilitando grande precisão e segurança. Utilizamos um software de computador para planejar a cirurgia, que será realizada de forma minimamente invasiva, pois não são necessários grandes cortes e incisões para a execução do procedimento, apenas pequenas incisões circulares são suficientes e o paciente já sai da sala de cirurgia com um, ou vários dentes, ou ainda uma prótese dentária total, dependendo do caso.

Como funciona: Através de um software, é realizada a leitura e reprodução dos dados em três dimensões. O dentista planeja a cirurgia no computador e posiciona os implantes. Os dados do planejamento geram um guia cirúrgico que, posicionado em boca no momento da cirurgia, leva os implantes nas posições pré-determinadas sem a necessidade de extensos cortes ou pontos. Ao contrário do procedimento comum, a cirurgia é mais previsível e pode ser realizada sob sedação endovenosa em consultório.
A técnica já é praticada há alguns anos, mas muitos pacientes ainda desconhecem o método. Além de confortável, preciso e seguro, permite um rápido retorno às atividades normais. As contra-indicações do novo método são as mesmas dos implantes normais e alerta para que o paciente procure sempre um acompanhamento de um especialista. Para realizar a cirurgia guiada, o profissional deve ser credenciado e ter curso específico na área.
A odontologia evolui para beneficiar os pacientes com procedimentos cada vez menos invasivos, mais seguros e confortáveis. O uso da tecnologia nas ciências médicas tem permitido diagnósticos e tratamentos mais eficazes, assim, a odontologia vem utilizando o computador e a tomografia na área de implantes dentários. É nossa obrigação profissional acompanhar a evolução tecnológica para oferecer ou indicar para nosso paciente as melhores opções de tratamento.

CARGA IMEDIATA

Técnica com ótimos resultados estéticos e funcionais. O procedimento de implante denominado de Carga Imediata  consiste na instalação dos implantes e colocação dos dentes fixos em até 72 horas, feita com anestesia local e no próprio consultório, servindo para repor um dente perdido ou para restabelecer todos os dentes ausentes da boca.

O tratamento convencional com implantes dentários envolve duas etapas: a colocação do parafuso (implante) e a colocação da prótese sobre o implante. Na carga imediata, a prótese é colocada logo após a cirurgia.

A indicação desta técnica é específica e deverá ser indicada por um profissional qualificado, respeitando algumas condições para garantir o sucesso do tratamento, tais como a qualidade óssea e o torque de travamento do implante. Essas condições técnicas, na maioria das vezes, só podem ser confirmadas durante o ato cirúrgico

ENXERTOS ÓSSEOS

Pessoas que perderam um ou mais dentes devido a acidentes ou extrações sempre pensam em reconstituir sua arcada dentária com implantes dentários. Porém, quando se perdem os dentes, pode acontecer a reabsorção óssea, dependendo da magnitude do trauma ou tempo da extração. Os ossos da região ficam com menor espessura e altura e pode ocorrer o aumento do tamanho do seio maxilar, o que impede a colocação de implantes. Nesses casos, o enxerto ósseo serve para permitir a realização do implante, devolvendo o volume perdido ao osso atrofiado. Para essa técnica, podemos utilizar material ósseo do próprio paciente, ou de banco de ossos, bem como também é possível utilizar enxertos liofilizados de origem animal, ou materiais sintéticos que podem ser usados como substitutos ósseos. Ainda em destaque como outro diferencial do CENTRO DE TRATAMENTO BUCOMAXILOFACIAL, disponibilizamos a técnica de implantes zigomáticos, evitando procedimentos de reconstrução com enxertos em pacientes que possuem deficiência ou severa reabsorção óssea. Procedimentos como os citados podem ser realizados com sedação endovenosa na clínica.

bottom of page